sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Balde Cheio


A Tecnologia Social Balde Cheio foi criada pela Embrapa Pecuária Sudeste como tentativa de transferir aos produtores leiteiros técnicas e avanços estudados pelos institutos de ensino e de pesquisa, buscando o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.

A proposta é passar ao produtor um pacote de conhecimentos e tecnologias que compreende técnicas de produção intensiva, como conservação e manejo do solo, rotação de pastagens, utilização de cana-de-açúcar e uréia no período de seca, exames nos animais, técnicas de silagem, irrigação e adubação de pastagem, dentre outras. Com isso, obtem-se ganho significativo na produtividade, otimizando o espaço e utilizando técnicas simples e de baixo custo, aumentando, consequentemente, a margem de lucro do produtor.

Diversamente de outras ações da Fundação Banco do Brasil, as que envolvem reaplicação da tecnologia Balde Cheio são direcionadas a um público formado por produtores rurais com alguma infraestrutura e vocação para produção de leite.

São pressupostos, para o início do trabalho, os seguintes fatores:

- Existência de mercado (fornecedor e comprador);
- Disponibilidade de energia elétrica e estradas;
- Produtores rurais que já atuem na atividade leiteira (proprietários, posseiros, assentados da Reforma Agrária, e que estejam aptos à obtenção de Declaração de Aptidão ao Pronaf);
- Existência de cooperativa ou associação de produtores regularmente organizada;
- Disponibilidade de profissionais com conhecimento e domínio da tecnologia.

A estratégia da FBB consiste na implantação de unidades demonstrativas onde o produtor beneficiado disponibiliza sua propriedade para realização de dias de campo e capacitações para outros produtores da região. Com recursos do Pronaf, esses produtores são incentivados à implantar a tecnologia em suas unidades familiares, recebendo assistência técnica pelo projeto.

Em contexto nacional, a tecnologia objetiva o aumento da produtividade atual do Brasil – que varia de 1,5 mil a 2 mil litros de leite por hectare a cada ano – para 20 mil litros/hectare/ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...