terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mouse Ocular


Cinco sensores na cabeça captam os movimentos do globo ocular e permitem a navegação à Internet a uma pessoa tetraplégica graças a um mouse desenvolvido em Manaus.

Navegar pela Internet mediante um piscar de olhos é um autêntico luxo para pessoas como Giulia Terasawa, tetraplégica por causa de uma paralisia cerebral, ou Socorro Pinheira que nasceu sem braços e “nunca imaginou poder trabalhar com um computador”.

Esse peculiar mouse ocular será produzido em série mediante a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e será entregue gratuitamente pelo sistema público de saúde.

Seu criador é o Prof. Manoel Cardoso, da Universide Federal do Amazonas, apoiado por pesquisadores da Fundação Feitoza que havia firmado um convênio com uma companhia brasileira para a sua fabricação em massa a um custo de produção de menos de US$ 100 a unidade.

A Fundação, que se dedica à pesquisa de dispositivos de comunicação para pessoas com deficiências físicas, tem, além desse mouse ocular, o ROCC, um mouse sem fios que permite utilizar um computador com movimentos da cabeça e o NDCP, uma luva que os mudos podem “falar” literalmente transformando a linguagem de sinais em oral através de um computador.

Quatro milhões de brasileiros com deficiências físicas poderão ser beneficiados com esses dispositivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...