sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Tecnologia Assistiva


A Tecnologia Assistiva é, basicamente, um conjunto de produtos, pesquisas e ações que visam o auxílio a pessoas com deficiência e idosos, procurando ajudar essas pessoas a enfrentar as dificuldades impostas pelo dia-a-dia na sociedade.

O Instituto de Tecnologia Social desenvolveu um projeto voltado para a pesquisa e a divulgação dessa Tecnologia Assistiva. Esse levantamento procura democratizar e informar para todos mais sobre esse tipo de tecnologia, visando ampliar o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos.

Esse projeto visa a solução e investigação de problemas atuais como, por exemplo, a acessibilidade de idosos e deficiência a lugares públicos. Além disso, toda a pesquisa está no site www.assistiva.org.br, que possui informações como: a atuação da Tecnologia Assistiva, as instituições que trabalham com ela, sendo assim, acessível para todos.

Veja no texto a seguir mais detalhadamente sobre esse projeto do ITS:

PROJETO DO ITS RELACIONADO A TECNOLOGIA ASSISTIVA

“Ampliar o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos pode ser um passo importante para que o Brasil avance na produção de suas próprias soluções e o acesso à Tecnologia Assistiva se democratize. Com essa perspectiva, a Secretaria da C&T para a Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (Secis/MCT) e o ITS deram início, no ano de 2005, à Pesquisa Nacional de Tecnologia Assistiva. O levantamento procurou identificar as instituições que estudam, produzem e disseminam Tecnologia Assistiva no Brasil. O objetivo foi gerar informações capazes de subsidiar políticas de apoio às iniciativas de CT&I que promovam a inclusão social das pessoas com deficiência e/ou idosos.

Os resultados da primeira etapa da pesquisa foram divulgados, em março de 2006, no Portal Nacional de Tecnologia Assistiva – www.assistiva.org.br. Tanto os resultados quanto o questionário da pesquisa continuam disponíveis.

O portal foi desenvolvido e é gerido pelo ITS. A idéia dessa ferramenta é facilitar a troca de conhecimentos sobre as iniciativas existentes na área, interligando quem pesquisa, quem produz, quem faz a gestão pública e quem usa Tecnologia Assistiva. Construído de acordo com as normas de acessibilidade do Governo Federal e os princípios do Desenho Universal, o portal é acessível a qualquer pessoa.

Na segunda etapa de implantação do portal, será construído um Catálogo Brasileiro de Ajudas Técnicas, reunindo informações sobre os produtos disponíveis no País. Já a terceira fase deverá contemplar os serviços existentes para o atendimento a esta população.” - Trecho retirado do link: http://www.itsbrasil.org.br/pages/23/CadernoTS2007.pdf , publicado pelo Instituto de Tecnologia Social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...