segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Água: algo indispensável


O assoreamento é simplesmente o acúmulo de resíduos sólidos provenientes das mais diversas fontes, areia trazida pelas chuvas ou vento, por exemplo, que causa a progressiva diminuição da profundidade de um rio. Ele constitui um grave problema, não só ambiental, mas também social, uma vez que inúmeras famílias ficam sem acesso à água potável que, como já estamos cansados de saber, é algo indispensável para a vida.

A solução é bem simples: nas áreas afetadas, deve-se fazer uma limpeza, retirando os detritos sólidos, como o lixo e plantando nas margens vegetação ciliar (rasteira) nativa a qual impede o acúmulo de detritos no rio. Quanto sua nascente, deve-se isola-la através do plantio de vegetação, protegendo-a assim contra a contaminação contra resíduos orgânicos ou animais. Além disso, deve-se colocar pedras e canos (de PVC mesmo), para proporcionar, respectivamente, a filtração e o escoamento da água, prevenindo assim futuros “entupimentos” que possam ameaçar a nascente.

O resultado? Agora cerca de 5 mil famílias tem agora acesso a água potável, por meio de uma técnica simples e acessível para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...