quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Serviços moveis em prol da Africa


Só pelo conceito de Tecnologia Social a gente já sabe: Telefone celular é tecnologia social! Agora o inovador mesmo, é como esse aparelho vem sendo utilizado na Africa.

A Africa é o país cujo mercado de celulares cresce mais rapido no mundo e isso dá-se ao fato de que a cada dia que se passa, eles atribuem uma nova função de grande utilidade ao aparelho. Nada de Blackberry Menssage, nada de Facebook. Eles gostam mesmo é do nosso velho tijolão! E pra quê eles querem essa coisa velha? Bem, nossa velharia, que com sorte ainda está no fundo de alguma gaveta juntando poeira, serve para levantar dados e enviar informações através do continente africano á baixo custo.
De oito anos para cá a quantidade de africanos que possuiam um celular subio de 5% para 41,4%. Agora, um agricultor local pode acompanhar o mercado recebendo em seu celular o custo do produto que cultiva, receber e repassar quantias de dinheiro assim como, saber se há qualquer ameaça seguindo em direção a sua cidade. Transferência de dinheito e mapeamento de problemas tudo graças ao serviço de menssagens em massa desenvolvido por empresas como a M-Pesa.
A M-Pesa é apenas uma das empresas que compôe o grupo formado por outras 52 que beneficia a Africa com o sistema de dinheiro movel, existem apenas 51 outras dessas ao redor do mundo - mais da metade da parcela total de empresas do gênero estão a serviço dos africanos!
Lutando contra a desnutrição, agentes de saúde também usam o sistema de SMS (Short Message Service) para enviar o levantamento de informações do dia.
O propósito é integrar a população africana afim de facilitar o dia a dia das pessoas trazendo diversas e benéficas utilidades aos seus celulares. Com essa popularização do celular, surgiram novos negócios pelo país como, bancas que oferecem aluguel de aparelhos e até mesmo de tomadas para que aja carregamento de bateria. Daí a gente vê o quão é importante o aparelho celular para os Africanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...