quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PAIS





Apesar de não ser nenhuma novidade, desenvolvida em 1999 o PAIS (Produção Agroecológica Sustentável) é uma eficaz forma de organização da produção agrícola de subsistência, que tem demostrado resultados bastante positivos até agora.

Ele consiste em uma construção central, destinada à criação de pequenos animais (um galinheiro), rodeada por uma série de anéis, cada qual utilizado para o cultivo de uma determinada cultura. Todos irrigados por um sistema de gotejamento, que utiliza somente a força da gravidade e portando, não gasta energia.

Para a sua instalação, são necessárias somente duas coisas: disponibilidade de água e de energia elétrica. Lembrando que ambas podem ser produzidas de forma sustentável e acessível, como por exemplo, o coletor de água subterrâneo.

Com o PAIS, há a completa integração: o esterco produzido no galinheiro é utilizado para adubar a plantação enquanto uma pequena parte dela é destinada a alimentar os animais. Além disso, o aumento tanto na quantidade quanto na qualidade da produção é fato. Devido ao seu baixo custo, menos de 4000 reais, o sistema é sim viável às famílias interioranas, gerando um lucro mensal médio de 60% do capital investido. Ressaltando que estas podem, através do microcrédito (confira o post) financiar a construção do projeto, o qual economiza tempo, recursos (cerca de 4,5 toneladas de adubo anuais) e consequentemente, dinheiro, incentivando a diversificação da produção e reduzindo a dependência do agricultor em relação a produtos externos, algo importante, quando tais produtos, estão, às vezes, a quilômetros de distância . Tudo isso sem degradar o meio ambiente.

Para maiores informações: http://www.youtube.com/watch?v=pnGSRNHqTrM&feature=player_embedded#!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...