terça-feira, 18 de outubro de 2011

DOSVOX


Com o objetivo de integrar os deficientes visuais ao mundo da informática, foi desenvolvido, pela UFRJ, o DOSVOX, um programa de computador que realiza a sintetize de textos para a linguagem oral. Além disso, ele possibilita um diálogo interativo com o usuário, ao invés de somente ler o que está escrito com uma voz computadorizada. Vale ressaltar que, o sistema também pode sintetizar textos em outras línguas para o português. Tudo isso com uma voz humanizada.

O DOSVOX cumpre bem a sua função, sem entrar em conflito com outros programas semelhantes, destinados a deficientes visuais, como o Virtual Vision, Jaws, Window Bridge e Window-Eyes.

Ele ainda é acessível, por ser totalmente grátis e ainda rodar em praticamente qualquer computador, o único pré-requisito é um PC com windows 95, no mínimo, e placa de som integrada (algo presente em 99% dos computadores ainda em condições operacionais).

Esse sistema tem se mostrado um grande sucesso, possibilitando a integração de inúmeros deficientes ao mundo da informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...