quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Simples, Barato e Sustentável



Não são somente os países de “primeiro mundo” que estão na busca por novas tecnologias ambientais, apesar das dificuldades, muitos brasileiros engajaram-se na luta por um mundo mais verde. Um excelente exemplo disso foi o dado pelo Sr. José Alano, um senhor aposentado e morador da cidade de Tubarão - SC, que inventou um aquecedor de água composto por embalagens longa-vida (caixas de leite) e garrafas pet.

Sua invenção proporciona o aquecimento da água doméstica, tudo através da energia solar, sem haver gasto algum de energia elétrica, nem se quer com o bombeamento de água. Ela Teve tanta importância que deu origem a um projeto governamental, o “Água quente para todos” posto em prática pelo SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

Pode não parecer muito tornar a água quente acessível a todos, mas nas regiões sul e sudeste é algo importante, uma vez que apresentam um clima mais frio, com o predomínio de baixas temperaturas durante boa parte do ano. Além disso, proporciona a reciclagem de inúmeras garrafas e embalagens as quais provavelmente teriam um destino inadequado. O projeto também acaba por gerar empregos, pois serão necessários catadores e trabalhadores para confeccionar os aquecedores.

A grande vantagem do projeto está no seu custo, tornando-se acessível ás várias camadas sociais, ao contrário dos painéis fotovoltaicos (solares), que apresentam alto valor de fabricação.

Ressaltando que o Sr. Alano não teve nenhum interesse financeiro, autorizando a completa reprodução de seu invento por qualquer um, desde que reconheça o seu criador. O processo de confecção encontra-se disponível no seguinte site: http://www.slideshare.net/renatosiqueira/aquecedor-solar-feito-de-pet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...