sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Microcréditos


O que é?
O microcrédito é um pequeno empréstimo bancário destinado a apoiar pessoas que não têm acesso ao crédito bancário, mas querem desenvolver uma atividade econômica por conta própria e, para isso, reúnem condições e argumentos, que mostram o impacto que a iniciativa pretende construir.

Efeitos do microcrédito no Brasil:
Apesar de ainda ser muito pouco usado, e de estar enfrentando obstáculos burocráticos à sua expansão, o microcrédito no Brasil, para os que puderam obtê-lo, tem-se revelado um sucesso.
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas, feito com 175 empresários de Heliópolis, em São Paulo, revelou que em dois anos aqueles que tiveram acesso ao microcrédito viram suas vendas crescerem 60% em comparação a quem não teve acesso ao financiamento.

Mercado Potencial das Microfinanças

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9,5 milhões de pequenos empreendimentos, predominantemente informais;

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25 milhões de famílias envolvidas;

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25% da população economicamente ativa;

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30% do Produto Interno Bruto;

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60% dos postos de trabalho em nosso país.

A Exclusão

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95% dos pequenos empreendimentos não tem acesso a empréstimos bancários e apoio técnico para o desenvolvimento de seus negócios.

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Restrição das operadoras tradicionais de microcrédito aos empreendimentos novos;

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A maioria absoluta dos municípios não possui acesso ao microcrédito.

Características do Segmento do Microcrédito no Brasil

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Reduzido número de instituições e de operações;

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Baixos índices de produtividade;

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Predomínio de iniciativas de ONGs;

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Baixa participação do capital privado;

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Foco nos grandes centros urbanos;

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Preferência por financiamento a empreendimentos já instalados.

Obstáculos ao Desenvolvimento da Indústria de Microcrédito

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Comunidades pouco organizadas e lideranças não desenvolvidas em relação ao tema;

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Escassez de recursos, sobretudo nas organizações iniciantes;

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Reduzido nível de divulgação do microcrédito, como oportunidade de negócio, junto a investidores privados;

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Baixa qualificação profissional na gestão das organizações de microcrédito;

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Elevados custos operativos;

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Reduzido conhecimento das necessidades e perfil da clientela potencial das instituições de microcrédito;

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Reduzida oferta de mão-de-obra qualificada/especializada no mercado.

O Papel do Estado no Desenvolvimento da Indústria de Microcrédito

Microcrédito como política pública:

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Instrumento de maior alcance às comunidades mais carentes;

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Alternativa viável para as iniciativas das comunidades frente às dificuldades de acesso ao crédito tradicional;

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Maior capacidade de geração de ocupação e renda frente aos programas de incentivos públicos e investimentos privados;

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O microcrédito não como política compensatória, mas de integração de empreendimentos populares de pequeno porte no processo de desenvolvimento, dentro de uma ótica de inclusão econômica e social.

O Estado Como Agente Incentivador do Desenvolvimento do Microcrédito:

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O microcrédito como indústria, agente do mercado;

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Formação de Agências de Desenvolvimento;

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Incentivos financeiros à constituição de redes estaduais de organizações de microcrédito;

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Assegurar profissionalismo, eficiência e sustentabilidade das Organizações;

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Ampliar as parcerias de apoio ao pequeno empreendedor, tornando-se agente de catalização de sistemas de apoio institucional e de capacitação ao microempreendedor.


De acordo as informações observadas e analisadas vemos que o microcrédito pode ser um novo meio de inclusão social, em que um trabalhador simples com boas idéias porderá se tornar um grande empreendendor, já que de acordo com o tempo seu pequeno empreendimento lucrará e dará oportunidades a mais pessoas a conseguirem emprego, além de ser um meio que não prejudique tanto o meio ambiente, como ao contrário da indústria que o faz.
Lembrando que poderá trazer grandes investidores para o país e o aumento no crescimento econômico, consequentemente melhorará o desenvolvimento do país.

Informação atual sobre microcréditos, para mais detalhes visite o link abaixo:
http://vaccarezza.com.br/nos-estamos-criando-um-grande-incentivo-a-democratizacao-do-credito-diz-presidenta-dilma/

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