quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Baixo custo, enorme aplicabilidade


Nas áreas mais interioranas do país, sobretudo na região nordeste, centenas de pessoas não possuem acesso à agua encanada e tem dificuldade para obter a pouca quantidade que consomem. Então, em 2008, no município de Tangará- RN, famílias organizaram-se a fim de construir barragens subterrâneas, as quais pudessem reter a água no subsolo, assegurando assim sua disponibilidade nos períodos de estiagem.
A bem sucedida implantação de tais construções resultou no aumento da umidade do solo e consequentemente, da produção agrícola e pecuária (de subsistência) locais. Além de promover a criação de uma melhor cobertura vegetal, a qual diminui a erosão.
Apesar do nome, as “barragens subterrâneas” não são mais do que simples valas, com cerca de 1,7 a 2 metros de profundidade revestidas com lona plástica, argila, ou alvenaria. Apresentando, portanto, um baixo custo, o qual se reduz ao utilizar-se o trabalho das famílias locais. Há ainda diversos outros projetos mais complexos, porém, dentre todos, este é o mais acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...